Transformação do ambiente de trabalho.
Minha esposa é Analista Comercial em uma grande empresa e tem trabalhado em home-office desde o início dessa crise originada pela pandemia do Corona Vírus.
Observando seu dia-a-dia profissional notei que ela trabalha muito e então perguntei sobre sua rotina e se todas as atividades que realizava no escritório estavam sendo desenvolvidas normalmente no modelo remoto.
Ela respondeu que sim, que toda sua rotina estava em pleno funcionamento. Graças aos recursos disponibilizados sua dinâmica de atividades não foi alterada em nada!
Eu imaginava que essa crise transformaria nossa forma de viver e de trabalhar definitivamente e é isso mesmo.
No passado a presença de todo pessoal administrativo em um escritório era quase mandatório por conta de dois fatores: informação e comunicação, ou seja, clientes e fornecedores entravam em contato para passar uma informação, que era centralizada na empresa, como por exemplo, a entrada de ordens ou pedidos. Essa informação depois de recebida deveria ser comunicada para todas as áreas envolvidas para o atendimento dessa necessidade. Assim sendo era quase obrigatório que todos estivessem juntos no mesmo espaço. Aqui falo do espaço como sendo o ambiente do negócio, não apenas no aspecto físico. Considere por exemplo uma matriz e seus escritórios ou filiais.
Há algum tempo, com o desenvolvimento das múltiplas formas de comunicação e transmissão de dados, começou a experiência do home-office embora algumas empresas ainda relutassem em colocar suas pessoas trabalhando remotamente em suas residências, mas isso até que o Covid 19…
A crise colocou sobre mesa a necessidade urgente de mudar e de aceitar uma nova forma de trabalhar, de correr riscos, de se reinventar.
Por exemplo, observando a rotina complexa de trabalho de minha esposa, ficou claro que hoje não há necessidade de termos todos trabalhando em um mesmo local ao mesmo tempo. Eu mesmo vivi a experiência de dar aulas EAD em casa e tudo correu bem.
Tenho outro exemplo de minha irmã que é especialista em Trade Market e Eventos em uma empresa da área de saúde. Sua empresa participa de muitos eventos onde mantém contato com clientes, distribuidores, formadores de opinião etc. Ela me contou sobre a possibilidade de realização de eventos em ambiente virtual e com recursos de realidade aumentada, uma opção interessante dado que os eventos estão por hora suspensos.
Concordo que tudo isso não é exatamente uma novidade, mas até empresas mais “descoladas”, como Google, Nubank, etc. têm escritórios…diferenciados, mas têm! O legal dessa transformação é que ela atingiu a maioria das empresas de todos os setores.
Essa nova modalidade de trabalho remoto abre uma perspectiva nova e extremamente interessante para a sociedade em geral, vejamos.
Com as pessoas não precisando estar concentradas em um mesmo local para desenvolver seus trabalhos, projetos, empreendimentos etc. uma das consequências imediatas que, aliás, estamos vivenciando é o esvaziamento benéfico dos grandes centros. Menos congestionamentos, menos poluição, menos gente estressada, menos doenças, mais qualidade de vida!
Outro fator é que, uma vez que não é preciso se deslocar ao local de trabalho, a distância deixa de ser um fator preponderante e consequentemente é possível viver em uma cidade menor, talvez a sua cidade natal da qual mudou-se para ficar próximo do trabalho. Com isso ocorrerá uma desconcentração dos grandes centros urbanos e diminuirão os custos de manutenção e conservação urbana, e ainda haverá uma migração de renda para as cidades menores pois todos comprarão produtos e serviços que estejam mais próximos de onde mora.
Outro fator interessante é pensar que podemos migrar do conceito home-office para um conceito office-on-me*…isso porque o conhecimento já carregamos em nossas cabeças e com todos os gadgets disponíveis nada nos impede de trabalhar na praça em frente de casa…ou na casa de nossos pais…ou em um hotel ou restaurante! Com isso teremos aqui mais um benefício que será a aproximação entre as pessoas que se gostam…casais mais próximos, pais mais ligados aos filhos pequenos, filhos mais atentos aos seus pais idosos, amigos aqui ao lado…e com isso mais qualidade de relacionamento, talvez menos depressão e ansiedade!
Para as empresas existem oportunidades de redução de custos com escritórios menores, refeitórios menores, despesas médicas menores, seguros menores, menos gastos com deslocamentos, energia, insumos etc. Pode-se até imaginar que alguns processos produtivos possam ser realizados remotamente.
Outros benefícios que poderão ocorrer em função dessa mudança são maior criatividade, em função de um ambiente menos tenso, maior produtividade (sim, pois todos que escuto nas Rádios, TVs, Web dizem que remotamente trabalham mais!) e a redução ou eliminação do grande problema que sempre escutamos: temos aqui uma falha de comunicação! Isso poderá ser coisa do passado, se considerarmos os avanços tecnológicos. Deveremos sim focar em aprimorar a atitude das pessoas.
Escutei de um Diretor Comercial que agora que está sendo obrigado a utilizar mais as ferramentas de comunicação, como Teams, Google Meet, Zoom, que tem falado e visto mais suas equipes, ou seja, ele está se comunicando mais e melhor!
Obviamente estamos no meio dessa transformação, existem muitos ajustes ainda, mas de fato tudo será bem diferente e, creio eu, melhor!
*Criei isso apenas para ter um conceito de que o escritório pode estar comigo ou dentro de mim.
Orivan Cassio Mattiuzzo.